the damn album review 2024
the damn album review 2024

O Maldito - Album Review, released June 30th

Reader Rating6 Votes
mjb rating whitemjb rating whitemjb rating whitemjb rating whitemjb rating white
mjb rating whitemjb rating whitemjb rating whitemjb rating whitemjb rating white
5

O Maldito é uma das bandas mais recentes do metal brasileiro. Fundada em 2017, na idade do Paraná, a banda envolve todas as características que a malta do metal aprecia: riffs estimulantes, letras que abordam a natureza do ser humano, conflitos existenciais, exposição da hipocrisia, ódio, e com certeza, sonoriedade pesada.

A estética da banda foi construída a partir de referências sonoras diversas e inspirações literárias variadas, visando uma identidade contundente e anárquica. Com sarcasmo, ironia e uma atmosfera de “crónica urbana”, a banda apresenta uma versão tupiniquim do rock pesado. Um ano após a sua formação, O Maldito lançou o single e videoclip Nêmesis e no próximo dia 30 de junho a banda promete muita música pesada com a divulgação do seu primeiro álbum autointitulado e foi produzido, gravado e masterizado no MGC Estúdio produzido Curitiba.

Atualmente, a banda é composta pelos seguintes membros:

  • Rubão (vocal/baixo);
  • Jefferson (guitrra);
  • Toni (guitarra);
  • Koreia (bateria).


Em relação ao álbum, resultado de anos de composição, apresenta 10 faixas e foi desenvolvido em estúdio, onde a banda trabalha no seguimento de um riff, como se nota nas introduções das músicas, e num conceito inicial. Toda a descrição musical pondera a construção de letras, temas e elementos narrativos, culminando um repertório que explora temáticas acerca do existencialismo, críticas sociais e políticas, niilismo, entre outros. No final de fevereiro, a banda lançou o seu primeiro single do álbum intitulado Sangria, que já se encontra em todas as plataformas digitais, e de certo, é uma das faixas introdutórias para escutar a sonoridade mais densa da banda do Paraná.

Ao longo da música, prestamos de imediato atenção à letra porque evoca uma imagem poderosa a respeito da vida e do futuro. A estrutura respetiva do refrão reforça um tom de desespero e, acima de tudo, retrata a condição humana e a desilusão. Meses depois, a banda divulgou o videoclip Versos Íntimos que é inspirado num dos sonetos mais populares do poeta brasileiro, Augusto dos Anjos. O poema é conhecido pelo seu pessimismo e pelas suas críticas à exploração da dualidade humana.

o maldito foto banda

Comparativamente ao anterior, a temática é, de igual modo, sombria e relata temáticas sobre a condição humana. É (quase) impossível não prestar atenção ao título de algumas faixas, como ?Inês é Morta!? e ?Navalha na Carne?. A primeira é uma expressão conhecida na história de Portugal, que basicamente retrata o episódio trágico de amor entre Pedro I de Portugal e Inês de Castro. A relação entre eles não era bem vista pela corte portuguesa, sobretudo pelo pai de Pedro, o rei Afonso IV. Por ordens do mesmo, Inês foi assassinada em 1355.

A segunda é uma peça teatral escrita por Plínio Marcos no final da década de 60 do século passado e tornou-se uma obra clássica do teatro brasileiro. A peça apresenta temáticas relacionadas com a violência, a marginalização social e a sobrevivência. Ambas as músicas apresentam uma linguagem mais histórica, mas a presença musical permanece, especialmente com as intros, os vocais e os riffs.


Todas as canções do álbum O Maldito, além de serem escritas em português, têm uma composição musical muito bem estruturada, os vocais são altamente poderosos, obrigando quase o ouvinte a cantar também (deduzo que seja o objetivo de Rubão), os riffs são complexos, e com a divulgação do primeiro álbum, a banda promete oferecer muita energia e bailarico durante os shows.


Tracklist O Maldito

  • Faixa 1: Maldito
  • Faixa 2: Circo Armado
  • Faixa 3: Ao Sul de Lugar Nenhum
  • Faixa 4: Demonofagia
  • Faixa 5: Sangria
  • Faixa 6: Versos Íntimos
  • Faixa 7: Inês é Morta!
  • Faixa 8: Navalha na Carne
  • Faixa 9: Soco na Cara
  • Faixa 10: Soco Vai Haver
the damn album review 2024
Reader Rating6 Votes
mjb rating whitemjb rating whitemjb rating whitemjb rating whitemjb rating white
mjb rating whitemjb rating whitemjb rating whitemjb rating whitemjb rating white
5
soundicon

Get our weekly summary on your email!

We'll send a weekly email with the most recent posts from our website directly into your inbox, so you don't miss anything!

We don't SPAM, check our Privacy Policy for more info!

heidenvolk 4

Artists: O Maldito

en_USEnglish