Recentemente publicamos aqui no MetalJunkbox o lançamento do primeiro single da banda inglesa Desert Storm: Cheyne Stoking, e tivemos a oportunidade de fazer algumas perguntas para Ryan Cole, o guitarista da banda, sobre sua carreira e processo criativo. Confiram abaixo:
15 anos de banda , mais um album novo para trabalhar e uma longa tour pela frente , o que motiva a banda a continuar em frente com tanto folêgo renovado?
Sim, é muito tempo!
16 anos agora, na verdade! Ainda gostamos muito do aspecto criativo de escrever música em conjunto e de ver as canções ganharem vida à medida que são postas no estúdio. É incrivelmente divertido e gratificante fazer também uma digressão pelos discos e fazer novos fãs…tudo isto nos motiva a continuar e a empurrar a banda. A única desvantagem é o lado financeiro, pois por vezes pode ser caro!
Este é o setimo album da banda? Existe alguma grande diferença no processo de criação deste trabalho ou da sonoridade em comparação com os outros trabalhos?
É definitivamente uma progressão natural em relação ao nosso último álbum. O ‘Death Rattle’ é provavelmente mais progressivo, e é mais rijo do que o ‘Omens foi. Ainda mantém o som da Desert Storm. Os nossos primeiros discos eram mais bluesy / rock sul, mas o nosso som desenvolveu-se muito ao longo dos anos. A Desert Storm é agora muito mais pesada com músicas mais complexas.
É impressionante a qualidade e criatividade de vários videoclipes da banda, como vocês chegam nas concepções dos clipes e nas ideias?
Muitos dos vídeos estão bastante focados nas letras de Matts. Embora com o último vídeo nos tenhamos concentrado no título Cheyne Stoking. Cheyne stoking é o padrão de respiração / último suspiro no fim da vida de uma pessoa antes de sair deste reino…. um assunto bastante sombrio. Um dos nossos filmes britânicos favoritos ‘Dead Man’s Shoes’ é a filmagem utilizada no vídeo musical ‘Cheyne Stoking’. É um filme de vingança negra e numa cena as palavras ‘Cheyne Stoking’ são pintadas em spray na parede. Isto funcionou bem, penso eu!
Cheyne Stoking, o primeiro single tem uma letra poderosa. O cuidado com as letras é bastante notável , quem são os principais compositores e como funciona os conceitos de cada trabalho?
Musicalmente, as canções são normalmente construídas em torno de um riff de guitarra que eu próprio ou Chris inventamos, e a partir daí a canção é feita a partir de outras ideias que contribuem. Por vezes, uma canção é completamente pré escrita por um de nós, mas geralmente é a primeira forma.
As letras são sempre escritas por Matt. Ele é um letrista forte com uma imaginação vívida. A sua viagem às drogas psicadélicas na sua adolescência provavelmente ajudou com isto!
Vocês estão com uma tour bastante preenchida , quando nossos leitores portugueses poderão conferir Desert Storm in loco?
Esperamos vir a Portugal em breve, já tocámos na Espanha algumas vezes, mas ainda não chegamos a Portugal…esperemos que no próximo ano!
Confiram abaixo o clipe da Cheyne Stoking:
Artists: Desert Storm