Categories: Interviews

Entrevista com a Banda Desert Storm

Recentemente publicamos aqui no MetalJunkbox o lançamento do primeiro single da banda inglesa Desert Storm: Cheyne Stoking, e tivemos a oportunidade de fazer algumas perguntas para Ryan Cole, o guitarista da banda, sobre sua carreira e processo criativo. Confiram abaixo:

15 anos de banda , mais um album novo para trabalhar e uma longa tour pela frente , o que motiva a banda a continuar em frente com tanto folêgo renovado?

Sim, é muito tempo!

16 anos agora, na verdade! Ainda gostamos muito do aspecto criativo de escrever música em conjunto e de ver as canções ganharem vida à medida que são postas no estúdio. É incrivelmente divertido e gratificante fazer também uma digressão pelos discos e fazer novos fãs…tudo isto nos motiva a continuar e a empurrar a banda. A única desvantagem é o lado financeiro, pois por vezes pode ser caro!

Este é o setimo album da banda? Existe alguma grande diferença no processo de criação deste trabalho ou da sonoridade em comparação com os outros trabalhos?

É definitivamente uma progressão natural em relação ao nosso último álbum. O ‘Death Rattle’ é provavelmente mais progressivo, e é mais rijo do que o ‘Omens foi. Ainda mantém o som da Desert Storm. Os nossos primeiros discos eram mais bluesy / rock sul, mas o nosso som desenvolveu-se muito ao longo dos anos. A Desert Storm é agora muito mais pesada com músicas mais complexas.

É impressionante a qualidade e criatividade de vários videoclipes da banda, como vocês chegam nas concepções dos clipes e nas ideias?

Muitos dos vídeos estão bastante focados nas letras de Matts. Embora com o último vídeo nos tenhamos concentrado no título Cheyne Stoking. Cheyne stoking é o padrão de respiração / último suspiro no fim da vida de uma pessoa antes de sair deste reino…. um assunto bastante sombrio. Um dos nossos filmes britânicos favoritos ‘Dead Man’s Shoes’ é a filmagem utilizada no vídeo musical ‘Cheyne Stoking’. É um filme de vingança negra e numa cena as palavras ‘Cheyne Stoking’ são pintadas em spray na parede. Isto funcionou bem, penso eu!

Cheyne Stoking, o primeiro single tem uma letra poderosa. O cuidado com as letras é bastante notável , quem são os principais compositores e como funciona os conceitos de cada trabalho?

Musicalmente, as canções são normalmente construídas em torno de um riff de guitarra que eu próprio ou Chris inventamos, e a partir daí a canção é feita a partir de outras ideias que contribuem. Por vezes, uma canção é completamente pré escrita por um de nós, mas geralmente é a primeira forma.
As letras são sempre escritas por Matt. Ele é um letrista forte com uma imaginação vívida. A sua viagem às drogas psicadélicas na sua adolescência provavelmente ajudou com isto!

Vocês estão com uma tour bastante preenchida , quando nossos leitores portugueses poderão conferir Desert Storm in loco?

Esperamos vir a Portugal em breve, já tocámos na Espanha algumas vezes, mas ainda não chegamos a Portugal…esperemos que no próximo ano!

Confiram abaixo o clipe da Cheyne Stoking:

Daniel Caceiro

Born in Brazil and living in London, I co-founded and manage the UK and US sides of MetalJunkbox, specialising in concert photography, and promoting live events and launches by various artists. I’ve been a photographer since 2016 and I also act as the nerd of the team, taking care of the technical side of the project, and on top of all that, having the worst taste of the trio (or better)!

Share
Published by
Daniel Caceiro

Recent Posts

BRUCE DICKINSON AND Z2 UNLEASH THE MANDRAKE PROJECT: YEAR ONE

Bruce Dickinson and Z2 have announced,  THE MANDRAKE PROJECT, and an accompanying tour across Europe and South…

1 day ago

Teenage Cancer Trust at the Royal Albert Hall-The Essential Concert Series

Night 7: THE WHO Plus special guests Level 42. A Spectacular Finale with The Who…

1 day ago

IAMX announces The Fault Lines2 European Tour

IAMX, the  electronic solo project of Chris Corner (co-founder and frontman of 90’s trip hop…

1 day ago

Lauren Babic Releases Debut Solo EP, ‘Too Much And Never Enough’

28th March 2025 marks the day Canadian alt-metal ground-breaker Lauren Babic has released her highly anticipated first…

1 day ago

Skunk Anansie, So Good at The Roundhouse, London, 28.03.2025

I have been a music obsessive my whole life, it's been my one constant hyperfixation,…

1 day ago

Forlorn / Swarmed / Healing Wound at The Black Heart, London, 2025

It’s a special night at one of our favorite pubs in London, as folk horror…

2 days ago