Em evento organizado pela Free Music Events que ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro em Lisboa (RCA) e no Porto (Hardclub), os suecos do Evergrey voltaram a Portugal para uma dupla data para apresentar o seu novo álbum Theories of Emptiness. E trouxe consigo as bandas KLOGR e Virtual Symemetry para acompanho-los neste missão, e nos estivemos no RCA no dia 11 para ver de perto tudo o que rolou por lá.
As 20h pontualmente a banda suíço-italiana Virtual Symmetry subia ao palco do RCA ao mesmo tempo que o publico começava a chegar, uma vez que estávamos em plena segunda feira.
Formado em 2009 e com quatro álbuns na bagagem, sendo o mais recente “Veils of Illumination” lançado este ano , a banda logo que entrou já demonstrou toda a sua entrega, energia e altíssimo carisma principalmente do frontman Marco Pastorino que além de sua ótima presença de palco entrega um vocal impressionante.
Já sabemos que a Itália é um celeiro incrível no quesito prog metal , bandas como Noveria ou DGM já nos provaram isso outrora , e o Virtual Symmetry é a confirmação desta realidade. Apresentando uma sonoridade calcada em prog metal moderno e cheio de identidade temos aqui um trabalho coeso e maduro pronto para dar voos maiores. O guitarrista Valerio Æsir Villa é outro poço de carisma e técnica absurda apresentando uma caixa infinita de riffs e solos extremamente bem elaborados.
Quem presenciou o concerto do Virtual Symmetry certamente ficou com um gostinho de quero mais , pelo pouco tempo que a banda teve e que soube aproveitar muito bem. Deixando claro que merecem voltar a Portugal para um show com mais tempo , e nos também merecemos conhecer mais ainda uma das bandas mais interessantes da cena de prog metal da atualidade, guardem bem esse nome Virtual Symetry.
Faltando poucos minutos para as 21 horas , a banda ítalo-americana KLOGR adentrava ao palco de um RCA já composto e ansioso para conhecer melhor o que viria a seguir.
Apresentando uma mescla muito bem feita e bem interessante do metal progressivo com o metal alternativo capitaneados pelo vocalista e guitarrista Gabriele “Rusty” Rustichelli outro poço de carisma que disse durante o concerto que portugueses e italianos eram povos muito parecidos , e errou um pouco a língua ao agradecer em Espanhol com um “Muchas Gracias” tirando algum sorriso do publico presente. Fato é que o KLOGR tacou gasolina no publico com sua energia e intensidade aliada ao peso que a banda imprimia.
Sem duvidas outra banda que agradou bastante o publico que já enchia o RCA nesta altura , e que iremos ouvir falar no futuro quem sabe voltando a Portugal.
Agora sim , as 22:10 o quinteto sueco subia ao palco de um RCA já bem composto com um ambiente cheio de expectativa para ver o Evergrey que lançaram este ano o seu décimo quarto álbum de estúdio “Theories Of Emptiness” no passado dia 7 de Junho, via Napalm Records.
Com a tour o Emptiness Over Europe Tour 2024 , O Evergrey apostou e bem no novo trabalho tocando ao todo cinco faixas do álbum , o que eu particularmente acho muito valido principalmente quando a abertura do show ficou a cargo de “Falling From the Sun” musica que abre o mais recente trabalho da banda e que já levou todos presentes a loucura tamanha a densidade e coesão sonora que a banda consegue entregar, em seguida outra musica nova a incrível “Say” que em recente entrevista a banda disse “Say é uma daquelas canções que soubemos imediatamente que seria um single incrível quando escrevemos o refrão“, “Temos a certeza que vai ser um tema simplesmente demolidoras ao vivo” e acertaram na mosca!
Entre o carisma do quinteto capitaneado pelo enorme Tom S. Englund vocalista e guitarrista e único membro fundador presente até hoje , e a troca de piadas e entrosamento dos outros músicos ficou claro a união e diversão da banda encima do palco. Quando começou os primeiros acordes da lindíssima “Distance” o jogo já esta ganho a muito tempo para os suecos , a partir dai foi uma chuva de clássicos que emocionavam a plateia , “Eternal Nocturnal” , “Call Out the Dark” aliado as imagens das telas que a banda trouxe impressionaram, e outra nova “One Heart” deixou claro a aceitação e aclamação do trabalho mais recente da banda que sem duvidas é um dos melhores álbuns de 2024.
Os ícones do Metal Progressivo de Gothenburg, Evergrey, regressaram finalmente a Portugal depois de uma ausência demasiado longa, e certamente vão pensar duas vezes antes de prolongar esta ausencia. Com mais de 30 anos de existência, a banda liderada pelo vocalista, guitarrista e fundador, Tom S. Englund, está muito longe do fim, com muita lenha para queimar!
Venue: Hard Club sala 2, Porto
Artists: Evergrey, Klogr, Virtual Symmetry
Seguiremos para as terras do norte que sabem muito bem como fazer boas bandas de…
A banda norte-americana LPMFF lançou recentemente dois singles intitulados "Silhouette" e "Your Debt" que fazem…
Diretamente do Reino Unido a banda Dusker, acaba de lançar o seu mais recente single…
A banda norte-americana Celestial Cannon , acaba de lançar o seu single de estreia chamado…
Voltaremos a falar da ótima banda norueguesa The Last Man,que acaba de lançar o seu…
Wichita Fall, Texas rock band Bowling For Soup have spent the last year celebrating their…