Fotos por Vitor Lage
Estivemos presentes no ultimo dia 18 de Outubro no music Station para o primeiro dia do festival Under the Doom que regressou esse ano com um ótimo cartaz por sinal. Esta foi a oitava edição após uma longa paragem de cinco anos.
No cartaz deste evento organizado pela Notredame Productions surgem nomes como os gregos Rotting Christ, os noruegueses Borknagar, os suecos Tiamat (que tocarão os álbuns “Wildhoney” e “Clouds), os noruegueses Abyssic (com ex-membros de Dimmu Borgir, Susperia e Asagraum), os nacionais Sinistro (com um concerto exclusivo de apresentação do novo álbum), os italianos Novembre, os irlandeses Mourning Beloveth, os chilenos Wooden Veins, os franceses Seth e os portugueses Process of Guilt, ANZV e Music in Low Frequencies.
No primeiro dia , só conseguimos chegar no Music Station a tempo de ver o concerto dos franceses do Seth, banda muito aguardada em palcos portugueses. Infelizmente não conseguimos ver os portugueses ANZV e os Process of Guilt duas bandas emergentes e incríveis do cenário português.
Com quase trinta anos de estrada e sete álbuns na bagagem, sendo o mais recente o La France des maudits lançado em Julho deste ano, o sexteto apresentou um concerto espetacular, com uma atmosfera densa e obscura , teatral e cativante certamente agradou a todo o publico que já enchia e bem o Music Station.
Com seus riffs gelados, potentes e estridentes mesclado com um vocal brutal, o black metal do Seth agrada qualquer fã do estilo principalmente por adicionar melodias e certa modernidade em sua sonoridade cheia de identidade própria. O vocalista Saint Vincent é um show a parte comandando toda a apresentação com sua capa, postura e presença avassaladora de palco. Um show rapido e espetacular para esquentar os motores.
Uma das bandas mais aguardadas pelo publico português, e ao conversar com o publico presente sentíamos isso cada vez mais , os noruegueses do Borknagar era um dos principais motivos do publico presente estarem no Music Station nesta sexta feira, e com certeza ninguem saiu de lá decepcionado.
Posso afirmar categoricamente que o concerto que o Borknagar entregou foi um dos melhores de 2024, mesmo no inicio com alguns constrangimentos no som da casa tudo se resolveu rapidamente e o trio absurdo de vocalistas a começar pelo tecladista , Lars A.Nedland, o baixista ICS Vortex (ex-Dimmu Borgir e Arcturus) , e o guitarrista Jostein Thomassen todos com estilos vocais diferentes e que se completam de forma primorosa, fica claro todo o entrosamento e harmonia do trio não só com as vozes como musicalmente.
Os noruegueses lançaram este ano o seu mais recente trabalho intitulado Fall, o seu decimo álbum de estúdio no qual tocaram 3 musicas nas quais se destacam a incrivel “Nordic Anthem” e ““Moon” uma canção mais intimista e bela com vocais assombrosos. Classicos como “Up North” e “Voices” tambem não poderiam faltar em uma noite tão memorável. Esperamos ansiosos os noruegueses em Portugal, com mais tempo e um show completo.
Depois do adiamento dos gregos no Milagre Metaleiro para 2025, muita expectativa se criou para o Under the Doom , isso ficava claro em um Music Station abarrotado para recebe-los e saudá-los da melhor forma possivel. Foi só os primeiros acordes de “Aealo” surgir para o caos começar e o Rotting Christ mostrar a que veio.
Com mais de trinta e cinco anos de estrada, é impressionante a energia e carisma que o quarteto insere em suas apresentações, capitaneado pelo vocalista e guitarrista Sakis Tolis tudo aqui funciona dentro de uma engrenagem brutal e avassaladora. Com o seu álbum recém lançado Pro Xristou , seguiu-se “Pretty World, Pretty Dies“ envolto a uma atmosfera cheia de melodias e peso absoluto o que funcionou perfeitamente tamanho a resposta do publico. “Like Father Like Son” do mesmo álbum tambem foi outro destaque certeiro de uma banda que dificilmente erra ao vivo.
Outros petardos em forma de classicos como “Demonon Vrosis”, “…Pir Threontai” e “Noctis Era” foram cantados e celebrados euforicamente com mosh pit e crowd surfing constantes. Importante mencionar a qualidade dos gregos ao vivo , o entrosamento e a qualidade técnica de todos os músicos , principalmente o guitarrista Kostis Foukarakis e a cozinha avassaladora de Kostas “Spades” Heliotis no baixo e Themis Tolis na bateria.
Sem duvidas todos que estiveram no Music Station naquele dia 18 de outubro de 2024 puderam ver um dos melhores concertos dos ultimos tempos , melhor do que isso é saber que iremos ter o privilegio de voltar a ver o Rotting Christ em Agosto de 2025 no Milagre Metaleiro.
Artists: Borkanagor, Rotting Christ, Seth
Only two months ago, Parker Cannon joined Blink-182 on stage to sing Carousel in Glasgow’s…
Vamos voltar a falar de uma banda que já deu as caras por aqui ,…
A banda norte-americana KuF acaba de lançar o seu mais recente intitulado "Dance Of Deceit"…
The calling of the SECT has begun. As the followers descends upon a small corner…
Diretamente da Rússia a banda The Fall of Creation, acaba de lançar o seu mais…
The Irish post-rock legends return to Rough Trade Bristol for the culmination of the UK…