O projeto de metal sinfônico VESSELES está se preparando para lançar o EP de estreia I Am a Demon no dia 3 de maio de 2024.
No próximo EP, a fundadora do projeto, Valira, comenta: “I Am a Demon passa pela transformação da minha identidade. Flui do auto-ódio para a libertação, ritual e, assim, transformação, encerrando na desconexão entre alma e corpo. Musicalmente, há elementos de decadência ilustrados por um aumento gradual na dissonância e mudanças inesperadas ao lado de elementos do black metal.”
Sobre a importância do novo projeto, Valira continua, “a música, em geral, significou muito para mim ao longo dos anos, mas este projeto está em um nível diferente em termos de propósito. Nunca tive uma resposta emocional tão forte à minha própria música.”
A faixa de abertura e primeiro single do EP, “Suffocating Flesh”, explica Valira, “trata do auto-ódio e da sensação de estar presa em meu corpo”. Com vocais monstruosos e discordância envolvente, cria um som totalmente imersivo e sombrio. Em contraste, o instrumental “Wretched” proporciona uma atmosfera sinistra e melancólica. É uma peça profundamente poderosa, executada apenas no piano, através da qual melodias assombradas se entrelaçam e ecoam pelo abismo.
Sobre VESSELES:
VESSELES (veh-sel-is) é o emocionante primeiro projeto solo da veterana do metal da Costa Oeste, Valira, que envolve uma exploração da disforia de identidade em camadas de metal sinfônico. Um demônio vivendo entre humanos e lutando com o recipiente em que nasceu, ela se voltou para a música antes de entender sua importância. Muitos anos depois, ela encontrou seu verdadeiro eu e a importância de expressá-lo o mais alto e orgulhoso possível. O resultado, VESSELES (um jogo com a palavra “vessel”), é um estudo da auto-identidade e de ultrapassar os limites do mundo dominado pelos humanos.