Em meio à hibernação criativa do Wardruna, o grupo ressurge para oferecer um gostinho do próximo álbum com o lançamento do single e videoclipe da música “Hertan” em 5 de abril
Einar, sobre o novo single
“Hertan” é a palavra proto-escandinava para “coração” e é exatamente isso que exploramos nesta música e filme. A dualidade do coração com o ritmo, fluxo e pulso que podemos ver, ouvir e sentir na natureza e em todas as formas de vida – e a ideia mais abstrata do coração, o leme no navio das emoções, nossas decisões e nossos verdadeiros desejos.
Mais uma vez, o Wardruna se uniu ao diretor e fotógrafo finlandês Tuukka Koski para a produção do videoclipe de Hertan. Koski já dirigiu os vídeos do Wardruna para “Raido“, “Voluspa” e “Gra“. Desta vez, a produção ocorreu principalmente durante algumas noites congelantes no norte da Finlândia, na ilha de Hailouto.
Sempre é um verdadeiro prazer criar arte com Tuukka e seus colegas do Breakfast Helsinki! Sua experiência e olhar para os detalhes, bem como a capacidade de sempre produzir material de alto nível, é muito inspirador fazer parte disso. Três dias, três locações, sem dormir, mas com muito coração. Foi assim que aconteceu. Espero que você goste do resultado!
Einar Selvik
“Hertan”, a palavra proto-escandinava para coração, está enraizada na tradição do Wardruna. Com essa nova música, o Wardruna anuncia o início de um novo ciclo vibrante, pulsante de vida. A música explora o ritmo do pulso, um fluxo visível em todas as formas de vida e na natureza, e o coração como o condutor das decisões.
Abrindo espaço para algo novo surgir, o grupo norueguês encerra o ciclo de turnês do álbum “Kvitravn” de forma notável. Durante o equinócio de outono em 21 de setembro de 2023, o Wardruna se apresentou no local de patrimônio mundial Odeon de Herodes Atticus, na Acrópole de Atenas. O evento esgotou rapidamente, com fãs de todo o mundo comparecendo.
O concerto na Acrópole é o ponto culminante de um período intenso de turnês, com shows de sucesso nos Estados Unidos, Noruega, Islândia e Reino Unido. Em 2022, o Wardruna foi a atração principal dos festivais Wacken Open Air na Alemanha e Hellfest Open Air na França, e o grupo se apresentou em locais históricos, como o Teatro Antigo de Plovdiv e o Castelo Devin, em Bratislava, durante a Nordic Night Tour. Em 2023, a segunda parte do ciclo de turnês do “Kvitravn” aconteceu durante o verão, com o Wardruna se apresentando em shows (festivais) na Alemanha, França, Holanda e um concerto no Castelo de Borgholm, na Suécia.
No cerne do Wardruna está a visão de semear novas sementes e fortalecer antigas raízes, um conceito que ganhou vida em 2009. Os três primeiros álbuns formaram a trilogia “Runaljod” e apresentaram interpretações musicais baseadas nas runas nórdicas. Cada um dos três lançamentos se concentrou em oito das vinte e quatro runas proto-nórdicas, mais conhecidas como Futhark Antigo. A trilogia é composta por “Runaljod – gap var Ginnunga” (2009), “Runaljod – Yggdrasil” (2013) e “Runaljod – Ragnarok” (2016).
Após anos de concertos acústicos e palestras, apresentando músicas do Wardruna e criações feitas para a série de TV Vikings, Einar Selvik gravou “Skald” (2018). O álbum foi gravado ao vivo com a intenção de capturar a energia crua e intransigente da performance ao vivo. Ele deu voz à antiga arte que um dia esteve na base das tradições orais nórdicas, apresentada como toma forma nas mãos de um humilde skald contemporâneo.
O quinto álbum completo do Wardruna, “Kvitravn (White-Raven)”, foi lançado em janeiro de 2021. O álbum continua musicalmente onde a trilogia “Runaljod” parou, mas marca uma evolução distinta no som do grupo. Ao longo de onze músicas, “Kvitravn” discute a feitiçaria nórdica, os animais espirituais, as sombras, a natureza e o animismo, a sabedoria e os significados de certos mitos, vários conceitos espirituais nórdicos e a relação entre sábio e canções. O álbum entrou nas paradas de 13 países, incluindo o primeiro lugar no Canadá e na Áustria, e o segundo lugar na Alemanha. Um ano depois, a banda apresentou uma experiência virtual ao vivo na forma de “First Flight of the White Raven”, também chegando às paradas oficiais de álbuns na Alemanha.
O período entre “First Flight of the White Raven” e “Hertan” não foi sem produção criativa. Uma nova versão de “Voluspa” (ao vivo com a Orquestra Filarmônica de Bergen) foi lançada em junho de 2023. Einar Selvik também se apresentou na televisão norueguesa com o DJ de música eletrônica Matoma e se juntou à cantora e compositora faroesa Eivør e à Orquestra Sinfônica Nacional da Dinamarca para uma série de concertos sinfônicos. Um dos duetos, “Voluspa” (ao vivo com Eivør), será lançado fisicamente no Record Store Day em abril de 2024, nos Estados Unidos, Canadá e Alemanha.
Agora, um novo ciclo começa com “Hertan”.
PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O WARDRUNA:
Artists: Wardruna